quinta-feira, 10 de maio de 2012

Campanha PJC 2012


 PARTICIPE DO PREMIO JOVEM CIENTISTA

INSCRIÇÕES ABERTAS

CIDADANIA NA ERA DIGITAL

Conforme Bustamante (2010), as tecnologias da informação e comunicação (TICs) redesenharam o conceito de cidadania tamanho o impacto que se verifica em seu entorno. Bustamante, ao desenvolver este tema, sugere dois caminhos possíveis e antagônicos: o da hipocidadania ou, o da hipercidadania.
O primeiro caminho remete a uma dinâmica de alienação política e social, no qual se observa: o aumento do controle social; expansão da informática por padrões proprietários; monopolização dos padrões de hardwares, softwares e comunicação; promoção de um uso simplesmente lúdico das TICs [...]; fomento de um uso superficial e não comprometido das redes sociais virtuais etc. Já o caminho da hipercidadania refere-se a um exercício mais profundo da participação política, pelo qual destacamos: a apropriação e emprego das tecnologias para ações de relevância social; a utilização das TICs para estabelecer novas formas representativas de democracia participativa; a promoção de políticas públicas para o desenvolvimento de uma inteligência coletiva que favoreça, de fato, os processos de inclusão social, econômica, digital; a defesa do conceito de procomun, bem como do conhecimento e software livres (BUSTAMANTE, 2010).



Aprenda Matemática na Hora do Lanche

No nosso dia-a-dia temos contato com jeitos variados de organizar informações e é na escola que os alunos têm a oportunidade de aprender a observar e analisar esses instrumentos. Nesta sequência, a turma conversará sobre os alimentos naturais e não naturais consumidos diariamente e organizará os dados em tabelas e gráficos. As atividades propostas ajudarão ainda a refletir sobre qualidade dos alimentos versus quantidade de calorias.

Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável deve conter todos os nutrientes, tem que ser variada nos diferentes tipos de alimentos e fracionada várias vezes ao dia. Indivíduos ativos requerem mais energia (calorias) do que os sedentários, pois além dos processos vitais (como respiração e circulação), necessitam de energia para se manterem em movimento (exercício). O equilíbrio ou balanço energético é alcançado quando a energia gasta é igual à consumida pelo corpo.